quinta-feira, maio 21, 2009

Um Plágio Digno de Nobel?

O afiado Blog de Esquerda não deixou passar em claro o alegado plágio de Saramago. Tirem as vossas conclusões:

Dia 29 de Abril, o DN publicou uma prosa atribuída a José Saramago, com o título "Gripe Suína". A continuação chegou no dia seguinte. A estranheza começa quando nos recordamos de um texto sobre o mesmo tema, de Mike Davis, saído no Guardian e publicado em Português no esquerda.net.

É que as coincidências são infindas:

«Em 1966, por exemplo, havia nos Estados Unidos 53 milhões de suínos distribuídos por um milhão de granjas. Actualmente, 65 milhões de porcos concentram-se em 65 000 instalações. Isso significou passar das antigas pocilgas aos ciclópicos infernos fecais de hoje, nos quais, entre o esterco e sob um calor sufocante, prontos para intercambiar agente patogénicos à velocidade do raio, se amontoam dezenas de milhões de animais com mais do que debilitados sistemas imunitários.» (Saramago)

«Em 1965, por exemplo, havia 53 milhões de porcos em mais de 1 milhão de fazendas; hoje, 65 milhões de porcos estão concentrados em 65 mil instalações. Foi a transição dos antiquados redis de porcos para vastos infernos de excrementos, contendo dezenas de milhares de animais com sistemas imunitários enfraquecidos, sufocando de calor e estrume enquanto trocavam patogéneos a uma rapidez cega com os colegas do lado.» (Davis)


«Qualquer melhoria na ecologia deste novo agente patogénico teria que enfrentar-se ao monstruoso poder dos grandes conglomerados empresariais avícolas e ganadeiros, como Smithfield Farms (suíno e vacum) e Tyson (frangos). A comissão falou de uma obstrução sistemática das suas investigações por parte das grandes empresas, incluídas umas nada recatadas ameaças de suprimir o financiamento dos investigadores que cooperaram com a comissão.» (Saramago)

«Qualquer melhoria desta nova ecologia patogénica teria de se confrontar com o monstruoso poder dos conglomerados de gado como as Smithfield Farms (porco e vaca) e a Tyson (frangos). A comissão relatou a existência de obstrução sistemática da sua investigação por parte das empresas, incluindo ameaças grosseiras de reter financiamentos a investigadores.» (Davis)


Ora, como me parece impensável falar aqui de plágio, alguma explicação deve existir. O DN terá publicado posteriormente alguma nota a esclarecer a confiusão? Quem me ilumina?


A iluminação veio em comunicado de Pilar, alegando erro informático, justificando a ausência de referências ou sequer aspas a denotar citação.

5 comentários:

LusoBoy disse...

Não vejo nada de semelhante entre os dois textos, não será imaginação tua? Lol :P.

LusoBoy disse...

Não vejo nada de semelhante entre os dois textos, não será imaginação tua? Lol :P.

o_ParaKedista disse...

Acho que afinal estou é a ver a dobrar:P

LusoBoy disse...

Ai, como é que fiz isto? Já não estou bom da cabeça XD. Não devias ter aceite os dois, foi só para me deixares ficar mal :P.

Anónimo disse...

LOL! E ele um escritor tão pessoal. =D