segunda-feira, junho 08, 2009

Let the Race Begin

Assim se confirma que o PSD é o partido mais europeísta de Portugal, ou já se esqueceram que foi quando Durão Barroso era Primeiro-Ministro que desistiu do seu cargo eleito fugindo para a posição "encomendada" de Presidente da Comissão Europeia (que provavelmente o será novamente) deixando Santana Lopes no seu lugar, culminando numa crise política nacional caótica e absurda com o défice e a ditatorial Manuela Ferreira Leite à mistura, entregando o país à maioria absoluta Socialista de José Sócrates. Apesar da estabilidade política finalmente atingida, com políticas impopulares, ataques pessoais (constantes e desgastantes) e a crise mundial, o PS perde terreno para o PSD. Há quem diga que a campanha para as legislativas já começou. Também acho, mas espero que até lá percebamos o que é melhor para o país, e que pelo menos, se aprendam com os erros do passado (não muito distante).
Algumas notas sobre a noite de ontem: os gritos de vitória do CDS-PP foram qualquer coisa de anedótico (e agora até devem engolir um sapão e utilizar as uniões de facto com o PSD); a ascenção notável do BE (conseguirá os 3 euro-deputados? Rui Tavares merece-o); o cenário visualmente fantástico da RTP1 (nos Jerónimos); na SIC, o humor de Ricardo Araújo Pereira já fazia falta em noites sérias de eleições, contrabalançado pela triste figura de Maria João Avillez (a Manuela Moura Guedes de Carnaxide) que "gritou" mais pelo PSD que o próprio Rangel, e o discurso deste, que foi lamentável pelo tom pessoal magoado, ofendido e ofensivo (ganhar pode fazer as pessoas perderem a modéstia e a seriedade). Na TVI nem imagino o que lá se passou.

2 comentários:

Antonio Mota disse...

O PS e as politicas de esquerda já foram. Um pouco por toda a parte está-se a voltar a politicas mais conservadoras. Basta ver nos states o referendo da California sobre proposition 8.
Em Portugal não será diferente. As propostas sobre casamentos gay do PS entre outros brindes, ajudarão a abrir a cova.
O PSD bem pode ja começar a elaborar a lista do seu governo. Falta pouco....

o_ParaKedista disse...

É curioso citar os USA, o país que elegeu um presidente democrata (Barack Obama), tem a House of Representatives com maioria democrata (presidente Nancy Pelosi), bem como a maioria do Congresso (presidente Joe Biden).

No caso particular da California, houve um retrocesso na lei, algo instigado e patrocinado por grupos religiosos conservadores, é do conhecimento público. Sabe, ainda este mês o estado de New Hampshire passou a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, portanto se percebe que a California não corresponde a todo o país.

O Bloco de Esquerda foi dos apoiantes do casamento entre pessoas do mesmo sexo, e não me parece que tenha saído prejudicado nestas eleições, antes pelo contrário.

Para terminar, estas foram eleições europeias, não se excite demasiado. Quando for altura das legislativas, veremos.