segunda-feira, abril 23, 2007

Dia Mundial do Livro 2007

Nada como um modesto conselho literário para elevar o nível de um blog ;)
O 1º parágrafo de um livro, geralmente, é um bom indicador da globalidade da escrita, do enredo do livro. Como se de amor à primeira vista se tratasse. Este livro é assim.


Um dia, já eu era velha, um homem dirigiu-se-me à entrada de um lugar público. Deu-se a conhecer e disse-me: - «Conheço-a desde sempre. Toda a gente diz que você era bonita quando era nova, vim dizer-lhe que, para mim, acho-a mais bonita agora do que quando era jovem, gostava menos do seu rosto de mulher jovem do que daquele que tem agora, devastado.»


Dificilmente devo ter lido algo tão desconcertante quanto este elogio da velhice, tão cruel quanto simples, verdadeiro. Quem for tão curioso quanto eu não espera muito tempo para continuar a leitura, e não se arrependerá.
Marguerite Duras, muito inspiradamente escreveu "O Amante", em 1984.

3 comentários:

caracteresdifusos disse...

Obrigado com as palavras que deixaste no meu blog. Fiquei sem jeito.
Abraço

eskimo friend disse...

n percebni a relação do Dali com a sugestão literária, mas já que gostas de Surrealismo, recomendo-te Magritte, que é sem dúvida o meu preferido.

o_ParaKedista disse...

Lol, também não percebi a relação. Gostei, e pronto.