quarta-feira, dezembro 31, 2008

L’Homme de Désir 08 - Felipe Aníbal

E do Brasil vem aquele que considero a revelação masculina do ano: Felipe Aníbal. De modelo de passerelle a modelo fotográfico sensação em apenas um ano, conquistou fãs por todo o mundo, com o "apoio" de peso do blog Made In Brazil.
Felipe catapultou para a blogosfera depois do editorial da revista brasileira gay "Junior", num sensual ensaio pelo fotógrafo, também ele um talento recentemente revelado, Didio. No São Paulo Fashion Week desfilou por algumas marcas, nomeadamente, Blue man, cuja participação foi referida aqui no blog, juntamente com Cauã Reymond. Há dias, encontrava-se a fotografar um editorial para a revista W, no seu país natal, com, imaginem, Madonna, the diva herself! Palavras não lhe fazem justiça, o seu talento dispensa comentários e a sua carreira mostra-se bastante promissora. Apreciem as fotos e ficam os votos de um excelente 2009. Até breve, beijooos!






terça-feira, dezembro 30, 2008

LGBT Movie of the Year 2008 - Milk

Não é surpresa para ninguém, o realizador Gus van Sant traz-nos o biopic do primeiro homossexual assumido eleito para um cargo governativo americano, Harvey Milk. Para além disto, e sobretudo, foi um activista pelos direitos homossexuais, algo que neste ano em particular assume uma importância acrescida (lembremo-nos da incompreensível "prop 8"). O beijo entre Sean Penn e James Franco (e rumores de eventuais cenas de sexo propostas por Penn) foram tema de capas de revistas e motivo de muito burburinho. Lá para Fevereiro, dia 22 (numa cerimónia dos Óscares apresentada pelo Mr.Sexy 2008, Hugh Jackman), pode ser que Sean Penn veja reconhecida a sua espantosa representação, como muitos já auguram (pelo menos, nomeação para o Globo de Ouro, já tem).
Em termos cinematográficos, deixa algo a desejar, mas não desilude. O filme é, sobretudo, uma celebração, neste caso, a melhor celebração cinematográfica (LGBT) de 2008.

Até ao final do ano, Milk já ganhou os prémios de melhor filme pelos círculos de críticos de Nova Iorque e Los Angeles (total de 8 vítorias e 13 nomeações).

Estreia prevista em Portugal: 12 de Fevereiro 2009.
Updated: Nomeado para 8 Oscares, entre eles Melhor Filme, Melhor Actor Principal (Sean Penn) e Melhor Realizador!

segunda-feira, dezembro 29, 2008

International Heroe of 2008-Matthew Mitcham

Com um ar de incredulidade monumental e lágrimas sinceras de felicidade, que se confundiam com o seu corpo ainda molhado da prova histórica que acabara de realizar, o aussie Matthew Mitcham, perante milhões e milhões de espectadores em todo o mundo, nos Jogos Olímpicos de Pequim 08, dedica a medalha dourada à sua mãe e ao seu namorado, Lachlan.
No início deste ano Matthew assumiu-se numa entrevista, despertando muitos interesses tornando-o, em pouco tempo, um dos assuntos mais discutidos na blogayesfera.
Pouco antes dos Jogos seria capa da americana "The Advocate". Escusado será dizer que depois da medalha de ouro, apareceu em tudo o que era revista.
Se calhar, chamar heroísmo será demasiado, mas Matthew contribui para que o mundo se apercebesse que se podem ganhar medalhas olímpicas, ser homossexual e dedicar o feito ao seu companheiro. Esta ideia da homossexualidade como algo normal e perfeitamente compatível com os elevados estatutos, nomeadamente, os desportivos (onde há imensa homofobia...), é muito saudável. E, à sua maneira, heróica.



domingo, dezembro 28, 2008

Betrayer of the Cause 2008-John Cloud

Lutar diariamente contra a homofobia e preconceito e exigir direitos humanos consagrados e legítimos, é difícil. Nós, homossexuais, sem união nem espírito de entre-ajuda, não chegamos a lado nenhum. No entanto, há alguns de nós que, apesar da posição, visibilidade e poder que detêm, utilizam-nos para confundir e difamar, no fundo, prejudicar, o que com tanto sacrifício e paciência tem sido atingido. Eis John Cloud (homossexual assumido), um dos editores da revista Time (USA), onde escreveu um artigo simpaticamente intitulado “The Gay Mafia That's Redefining Liberal Politics” (Oct. 31, 2008), pouco tempo antes das eleições americanas e, claro, da estúpida "prop 8".

sábado, dezembro 27, 2008

International Persona Non Grata 2008-Stephen Baldwin

A figura grotesca que podem observar é, diria eu, a ovelha (mais) negra da familia Baldwin. Aproveitando-se do nome da família (estratégia recorrente) decidiu influenciar a opinião pública americana, com comentários repugnantes, ao nível da sua execrável pessoa, ganhando notoriedade pela negativa, pela provocação (estratégia recorrente). Homofóbico assumido e então apoiante fervoroso de John McCain, parece estar constantemente a perder as suas batalhas (sociais, políticas, cinematográficas, you name it).
Podiam figurar aqui inúmeras personalidades, mas no ano da "prop 8" (a proposta em que foi gasto mais dinheiro do que em outra qualquer em toda a história dos EUA), o ano em que a comunidade cinematográfica e televisiva esmagadoramente repudiaram esta inqualificável proposta, este gajo lembrou-se de fazer exactamente o contrário (e mais recente, o detestável Chuck Norris).

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Sound of Music 2008 - Sam Sparro

Foi um dos músicos sensação deste ano. Australiano, gay assumido e orgulhoso, Sam Sparro, veio para ficar. Talento musical, estilo e um bom visual são a receita de sucesso, perfeitamente exemplificada neste caso. Para já, conta com uma nomeação Grammy e o título de revelação de 2008 pela revista Out. Fica o single Black & Gold, o mais conhecido dele, e provavelmente, conhecido em todo o mundo (embora valha a pena ouvir todo o cd).

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Portuguese Heroe of 2008 - Solange F./Fernanda Câncio


"Sou lésbica. E então?" Esta frase provocadora, capa da revista Única (21/03/08), onde, entre outras mulheres, Solange F., a popular e ambígua apresentadora do programa Curto-Circuito (Sic Radical), assumiu, descontraidamente, a sua homossexualidade. Provavelmente, na nossa sociedade, assumir a homossexualidade, deverá estar próximo do heróismo (o que até lhe valeu honras e elogios no blog americano lésbico AfterEllen.com), mas esta atribuição não se deve (totalmente) a isso. Solange é uma excelente comunicadora, e tem participado em diversas ocasiões contra a homofobia, tendo tido um papel relevante (pela altura de 10 de Outubro), na defesa do direito dos homossexuais portugueses a casarem-se no seu próprio país. Luta que, infelizmente, não deu frutos visíveis, mas fica registada a sua atitude provocadora e combativa. (O resumo da entrevista ao Expresso: http://www.youtube.com/watch?v=reqAltCK5Vk)



Bom, mas se falamos de provocação, não há como esquecer a Fernanda Câncio. Pessoalmente, considero-a a melhor jornalista da actualidade. Defensora acérrima dos direitos humanos e importante voz contra as desigualdades sociais, embora heterossexual, argumentou e lutou mais pelos nossos direitos que muitos de nós. Verdadeiramente incansável, Fernanda é uma jornalista nata. E, na nossa sociedade, um exemplo a seguir, a todos os níveis, pois vive como escreve: com imparcialidade, dignidade e com um sentido de humor apuradíssimo! Até à data, é a única vencedora de dois prémios da Ilga Portugal, os Arco-Íris (2005, 2008). Este ano, também Solange F. recebeu um colorido prémio.

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Portuguese Persona Non Grata08-Manuela F Leite/José Sócrates






Este ano foi de uma importância particular nos direitos homossexuais portugueses. No dia 10 de Outubro assistiu-se ao debate e votação das propostas do Bloco de Esquerda e Os Verdes, impondo o Partido Socialista, disciplina de voto na sua bancada (não respeitada pelo dinossauro Manuel Alegre, votando favoravelmente), alegando que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não fazia parte da "agenda" política do partido. Os partidos de centro e direita alegaram semelhante argumento, invocando a não-prioridade desta discussão. Ridículo e vergonhoso.

O nosso cada vez menos popular primeiro-ministro, José Sócrates, acobardou-se e no desespero disse que “nunca discutimos isso [casamento homossexual] na sociedade"! De facto, nunca houve um "Prós e Contras" sobre este tema, e não sabia que era condição necessária para um assunto verdadeiramente prioritário (são direitos constitucionais consecutivamente adiados), embora tenha sido amplamente noticiado e discutido em todos os jornais e vários programas de televisão (com direito a sondagem) e rádio.

Mas, dias antes, a líder do maior partido da oposição refere em directo na RTP1 que "o casamento visa a procriação”, indo muito mais além do casamento homossexual, mostrando a sua mentalidade deturpada, irreal e, invariavelmente, retrógrada.

terça-feira, dezembro 23, 2008

Queerlicious Tv Serie of the Year 2008-Brothers&Sisters

E o casamento homossexual chegou com toda a naturalidade às casas americanas. O passo foi dado na ABC, com a série Brothers & Sisters (se bem que noutra série da mesma cadeia, "Desperate Housewives", houve também um casamento gay, mas não numa perspectiva tão profunda e séria quanto aqui, a meu ver, claro). Desde o início é sabido (e perfeitamente aceite) a homossexualidade do irmão advogado da família Walker, Kevin. Depois de vários romances, re-aparece Scotty e desta vez, para sempre^^. O seu significado está além da ficção, sendo que Scotty, na realidade, Luke MacFarlane, se assumiu como homossexual ainda este ano.
Ainda na ABC, desde Grey's Anatomy (com personangens lésbicas, que uma entretanto já desapereceu) a Desperate Housewives (em que há um novo romance e provavél casamento à vista), o toque de mestre dos produtores homossexuais de Hollywood tem-se feito sentir com repercussões muito positivas, a nível global.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Blogay of the Year 2008 - Towleroad.com

Quantos e quantos blogs, nacionais ou internacionais, poderiam ter sido escolhidos. Sejam eles de crítica literária a pornografia, desde que tenham estilo e bom gosto, as possibilidades são supreendentes. Neste caso, o blog Towleroad foi particularmente assíduo, informativo, diverso e muito actual. Tenho a destacar a cobertura das eleições e, claro, da "prop 8" e todo o movimento social que se gerou subsequentemente.

sábado, dezembro 20, 2008

Parakedas2008

Este ano foi especialmente rico em discussões, votações e manifestações pelos direitos homossexuais, um pouco por todo o mundo. Foi também um ano de muitos coming-outs mediáticos. A temática da homossexualidade foi sem preconceitos abordada em algumas séries, músicas, revistas & jornais, filmes e até telenovelas nacionais.
De forma imparcial e humilde, achei por bem destacar quem e o quê, em 2008, se destacou pela luta contra a homofobia e intolerância, bem como, por outro lado, tentou vergonhosamente utilizar meios e poder para negar direitos adquiridos e consagrados, há muito adiados. Não podia terminar o ano sem um mimo para os fiéis ao blog=P
As categorias estão calendarizadas, e são as seguintes:

Blogay of the Year 2008 - 22/12
Queerlicious Tv Serie of the Year 2008 - 23/12
Portuguese Persona Non Grata 2008 - 24/12
Portuguese Heroe of 2008 - 25/12
Sound of Music 2008 26/12
International Persona Non Grata 2008 - 27/12
Betrayer of the Cause 2008 -28/12
International Heroe of 2008 29/12
LGBT Movie of the Year 2008 - 30/12
L’Homme de Désir 08 - 31/12

terça-feira, dezembro 16, 2008

Gémeos Guedes em Vip Manicure

Ontem foi dia de Vip Manicure, programa que raramente vejo. Acontece que os convidados foram, entre outros, os gémeos Guedes. Alguém sabe se o episódio vai ser repetido e quando??
Gracias:P

domingo, dezembro 07, 2008

Intermitências Editoriais

Não sei se já reparam nas novas edições de alguns livros de Saramago, coincidentes com o lançamento de "A Viagem do Elefante".

Acho a capa do "Intermitências da Morte" especialmente dramática, MAS, este é um dos poucos livros que eu já li em que, de facto, a capa tem muita importância.

"Conforme se pode ver na imagem que vem no livro, a caveira é uma borboleta, e o seu nome latino é acherontia atropos. É nocturna, ostenta na parte dorsal do tórax um desenho semelhante a uma caveira humana, alcança doze centímetros de envergadura e é de coloração escura, com as asas posteriores amarelas e negras. E chamam-lhe atropos, isto é, morte."

Como podem notar, a Acherontia atropos figura apenas na edição antiga do livro, perdendo assim a originalidade e impacto da passagem referida e das subsequentes. Concluindo, o ideal é ter mesmo as duas edições:P

sexta-feira, dezembro 05, 2008

"Actos homossexuais" multados a 0,40€

Quem diria que os jogadores júniores do Benfica são multados ao acto homossexual (0,40€)! Pergunto-me quem será o fiscal de tais impropérios e como os definiria ele estes actos homossexuais. Ainda assim, sai mais barato do que dar chapadas no rabo dos colegas (acto perfeitamente hetero - coima de 1€), mas é o dobro dos gases perturbadores aka peidos (0,20€):X Coisas inacreditáveis do mundo futebolístico.
Do recém-descoberto blog Womenage a Trois: http://womenageatrois.blogs.sapo.pt/

terça-feira, dezembro 02, 2008

Hurray UN, shame on the Vatican

Imaginem isto: as Nações Unidas querem que a homossexualidade seja descriminalizada em todo o mundo. O Vaticano, está contra.

Quem pensam eles que são para querer que todo o mundo tenha a sua sexualidade reprimida como a deles?? Esta gente frustrada e cínica não devia ter voz, quando em causa estão milhões de pessoas a ser perseguidas, torturadas e mortas, dentro dos limites legais dos respectivos países apenas por serem homossexuais.

e aqui: