quinta-feira, dezembro 25, 2008

Portuguese Heroe of 2008 - Solange F./Fernanda Câncio


"Sou lésbica. E então?" Esta frase provocadora, capa da revista Única (21/03/08), onde, entre outras mulheres, Solange F., a popular e ambígua apresentadora do programa Curto-Circuito (Sic Radical), assumiu, descontraidamente, a sua homossexualidade. Provavelmente, na nossa sociedade, assumir a homossexualidade, deverá estar próximo do heróismo (o que até lhe valeu honras e elogios no blog americano lésbico AfterEllen.com), mas esta atribuição não se deve (totalmente) a isso. Solange é uma excelente comunicadora, e tem participado em diversas ocasiões contra a homofobia, tendo tido um papel relevante (pela altura de 10 de Outubro), na defesa do direito dos homossexuais portugueses a casarem-se no seu próprio país. Luta que, infelizmente, não deu frutos visíveis, mas fica registada a sua atitude provocadora e combativa. (O resumo da entrevista ao Expresso: http://www.youtube.com/watch?v=reqAltCK5Vk)



Bom, mas se falamos de provocação, não há como esquecer a Fernanda Câncio. Pessoalmente, considero-a a melhor jornalista da actualidade. Defensora acérrima dos direitos humanos e importante voz contra as desigualdades sociais, embora heterossexual, argumentou e lutou mais pelos nossos direitos que muitos de nós. Verdadeiramente incansável, Fernanda é uma jornalista nata. E, na nossa sociedade, um exemplo a seguir, a todos os níveis, pois vive como escreve: com imparcialidade, dignidade e com um sentido de humor apuradíssimo! Até à data, é a única vencedora de dois prémios da Ilga Portugal, os Arco-Íris (2005, 2008). Este ano, também Solange F. recebeu um colorido prémio.

5 comentários:

Borgia disse...

Gostei particularmente do premio da namorada do socrates. Nem me vou dar ao luxo de comentar as baixarias que essa gaja escreve. Gostos.
Acho estranho a Solange. Uma mulher que se assume, defendida por um gajo que se esconde, que nem diz como se chama, que tem medo de se assumir.
O heroi do ano, devias ser tu, ao pores uma foto tua aqui, com o teu nome, sem medos.
Afinal quem ainda nao saiu do armario foi o parakedista.
ehehehe

João Roque disse...

Duas grandes mulheres!!!!!!!!!!
Abraço.

Borgia disse...

uma beca cabras no discurso, arrivistas e a resvalar para o insulto. Mas ha quem goste.

Anónimo disse...

Alessandro, uma opinião:
Cabra és tu!
E se não concordas com nada do que aqui se diz, uma sugestão:
Não leias, não escrevas. Para quem embirra por embirrar, não há paciência.

Duvido que conheças qualquer uma das duas, portanto só te fica é mal tal mostra de falta de educação!

Anónimo disse...

Duas grandes mulheres....é a única coisa que se pode dizer destas duas pessoas.