domingo, maio 31, 2009

http://www.igualdade.net/

Decorreu como previsto a cerimónia de início do Movimento Pela Igualdade (MpI) no acesso ao casamento civil.


O texto oficial foi lido pela dramática Fernanda Lapa, seguindo-se as intervenções de Isabel Moreira (que apesar de nervosa, apresentou um discurso brilhante), Ana Zanatti (num tom muito pessoal, citou o seu livro), Daniel Sampaio e Pedro Marques Lopes (carece de confirmação, não ouvi o nome, lol), como podem tentar ver pela foto, com um pedido de desculpas pela baixa qualidade.

Na audiência, entre imensas figuras públicas, estava Fernanda Câncio, Miguel Vale de Almeida, Paulo Côrte-Real, Ana Matos Pires e Daniel Oliveira.

A segunda parte constou de um debate livre e informal com propostas concretas e pontos de discussão. Foi fechado a jornalistas e, como tal, não me compete divulgar o conteúdo. Bastará dizer que existe muita gente (de todas as idades e profissões) com muita vontade de levar o Movimento para muito longe!

A minha contribuição começa agora. Eu já subscrevi e convido os meus blogs preferidos (e respectivos bloggers) a subscrever (aqui-> http://www.igualdade.net/) e divulgar o MpI:

Aequillibrium
o blog de un niño (2)
blog fo'da blind
central LGBT
DEMO G.M.R.D.S
Eu e as Minhas Crónicas
LusoBoy
New Impossible Prince
Rua dos Nomes
single>white/male
whynotnow
xavierInRealLife

A todos, obrigado. Abraço;)

Movimento Pela Igualdade




É apresentado, oficialmente, hoje (domingo, 31, às 16h, no Cinema S. Jorge, em Lisboa), o Movimento Pela Igualdade (MPI) no Acesso ao Casamento Civil.
O texto ja se encontra pela net há alguns dias e, entre os quase mil subscritores, estão as seguintes figuras públicas: Alexandra Lencastre, Alexandre Quintanilha, Ana Bola, Ana Catarina Mendes, Ana Drago, Ana Gomes, Ana Marques, Ana Salazar, Ana Sara Brito, Ana Vicente, Ana Zanatti, Anabela Mota Ribeiro, Anália Torres, André Freire, António Avelãs, António Costa, António Marinho Pinto, António Pinto Ribeiro, Astrid Werdnig, Bárbara Bulhosa, Bernardo Sassetti, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Nogueira, Carlos Fiolhais, Carlos Poiares, Catarina Furtado, Catarina Portas, Clara Ferreira Alves, Dalila Carmo, Dalila Rodrigues, Daniel Oliveira, Daniel Sampaio, Daniela Ruah, David Fonseca, Delfim Sardo, Desidério Murcho, Diana Andringa, Diogo Infante, Duarte Cordeiro, Edite Estrela, Edgar Taborda Lopes, Eduarda Abbondanza, Eduardo Dâmaso, Eduardo Pitta, Eurico Reis, Fátima Bonifácio, Fátima Lopes, Fernanda Fragateiro, Fernanda Lapa, Fernando Alvim, Fernando Rosas, Fernando Pinto do Amaral, Francisco George, Francisco Teixeira da Mota, Gabriela Moita, Gonçalo M Tavares, Graça Morais, Guta Moura Guedes, Helena Pinto, Helena Roseta, Heloísa Apolónia, Heloísa Santos, Henrique de Barros, Herman José, Inês Castelo-Branco, Inês de Medeiros, Inês Pedrosa, Irene Pimentel, Isabel do Carmo, Isabel Mayer Moreira, Jamila Madeira, João Gil, João Luís Carrilho da Graça, João Salaviza, José Diogo Quintela, José João Zoio, José Luís Peixoto, José Manuel Pureza, José Maria Vieira Mendes, José Mário Branco, José Saramago, José Wallenstein, Julião Sarmento, Júlio Machado Vaz, Lena Aires, Leonor Xavier, Lídia Jorge, Lígia Amâncio, Lili Caneças, Luís Capoulas Santos, Luís Eloy, Luís Fazenda, Luís Filipe Costa, Luís Miguel Viana, Luís Osório, Mafalda Ivo Cruz, Manuel Graça Dias, Manuel Hermida, Marco Delgado, Margarida Gaspar de Matos, Margarida Vila-Nova, Maria João Luís, Maria João Seixas, Maria Isabel Barreno, Maria Rueff, Maria Velho da Costa, Marta Crawford, Marta Rebelo, Merche Romero, Miguel Lobo Antunes, Miguel Portas, Miguel Sousa Tavares, Miguel Vale de Almeida, Nuno Artur Silva, Nuno Costa Santos, Nuno Galopim, Nuno Lopes, Nuno Markl, Odete Santos, Patrícia Vasconcelos, Paula Lobo Antunes, Paula Neves, Paulo Baldaia, Paulo Pena, Paulo Pires, Paulo Trezentos, Pedro Calapez, Pedro Marques Lopes, Pedro Nuno Santos, Pêpê Rapazote, Piet Hein Bakker, Ricardo Araújo Pereira, Ricardo Pais, Richard Zimler, Rosa Mota, Rui Cardoso Martins, Rui Pena Pires, Rui Reininho, Rui Rangel, Rui Tavares, Rui Zink, Sérgio Godinho, Sérgio Trefaut, Solange F., Sofia Aparício, Soraia Chaves, Teresa Beleza, Teresa Guilherme, Vasco Rato, Vera Mantero, Vital Moreira, Wanda Stuart, Xana e Zé Pedro.
O texto (tirado de Os Tempos Que Correm)
«MOVIMENTO PELA IGUALDADE no acesso ao casamento civil
A igualdade no acesso ao casamento civil é uma questão de justiça que merece o apoio de todas as pessoas que se opõem à homofobia e à discriminação. Partindo da sociedade civil, a luta pelo acesso ao casamento para casais de pessoas do mesmo sexo em Portugal conta neste momento com um crescente apoio político e social. Nós, cidadãos e cidadãs que acreditamos na igualdade de direitos, de dignidade e reconhecimento para todas e todos nós, para as/os nossas/os familiares, amigas/os, e colegas, juntamos as nossas vozes para manifestarmos o nosso apoio à igualdade.

Exigimos esta mudança necessária, justa e urgente porque sabemos que a actual situação de desigualdade fractura a sociedade entre pessoas incluídas e pessoas excluídas, entre pessoas privilegiadas e pessoas marginalizadas; Porque sabemos que esta alteração legal é uma questão de direitos fundamentais e humanos, e de respeito pela dignidade de todas as pessoas; Porque sabemos que é no reconhecimento pleno da vida conjugal e familiar dos casais do mesmo sexo que se joga o respeito colectivo por todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, e pelas famílias com mães e pais LGBT, que já são hoje parte da diversidade da nossa sociedade; Porque sabemos que a igualdade no acesso ao casamento civil por casais do mesmo sexo não afectará nem a liberdade religiosa nem o acesso ao casamento civil por parte de casais de sexo diferente; Porque sabemos que a igualdade nada retira a ninguém, mas antes alarga os mesmos direitos a mais pessoas, acrescentando dignidade, respeito, reconhecimento e liberdade.

Em 2009 celebra-se o 40º aniversário da revolta de Stonewall, data simbólica do início do movimento dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros. O movimento LGBT trouxe para as democracias - e como antes o haviam feito os movimentos das mulheres e dos/as negros/as - o imperativo da luta contra a discriminação e, especificamente, do reconhecimento da orientação sexual e da identidade de género como categorias segundo as quais ninguém pode ser privilegiado ou discriminado. Hoje esta luta é de toda a cidadania, de todos e todas nós, homens e mulheres que recusamos o preconceito e que desejamos reparar séculos de repressão, violência, sofrimento e dor. O reconhecimento da plena igualdade foi já assegurado em várias democracias, como os Países Baixos, a Bélgica, o Canadá, a Espanha, a África do Sul, a Noruega, a Suécia e em vários estados dos EUA. Entre nós, temos agora uma oportunidade para pôr fim a uma das últimas discriminações injustificadas inscritas na nossa lei. Cabe-nos garantir que Portugal se coloque na linha da frente da luta pelos direitos fundamentais e pela igualdade.

O acesso ao casamento civil por parte de casais do mesmo sexo, em condições de plena igualdade com os casais de sexo diferente, não trará apenas justiça, igualdade e dignidade às vidas de mulheres e de homens LGBT. Dignificará também a nossa democracia e cada um e cada uma de nós enquanto cidadãos e cidadãs solidários/as – e será um passo fundamental na luta contra a discriminação e em direcção à igualdade.»
Fontes:

quinta-feira, maio 28, 2009

So You Think You Are Homophobe?

Tirando uma queda aparatosa, os rapazes até dançaram bem. Dois homens, um é hetero o outo homossexual, dançaram juntos, pela primeira vez na história do popular programa americano "So You Think You Can Dance", há cerca de uma semana. Tudo estava aparentemente bem até o assumidamente confuso painel de juízes começar a comentar, em particular Nigel Lythgoe, que não conseguiu esconder a sua homofobia.
No dia seguinte, a GLAAD exigiu um pedido de desculpas ao que Nigel atendeu (além de juiz, também produtor do programa), negando acusações de homofobia, referindo que "I trust that my humor will be more sensitive and mindful moving forward."
Esperemos que comentários homofóbicos como estes (principalmente num meio de comunicação com imensa exposição e abrangência) sejam simplesmente evitados, até porque numa altura em que se vive como nunca antes a possibilidade de um casamento entre pessoas do mesmo sexo em vários estados americanos, a "confusão" de ver dois homens dançar agudiza a ignorância e os sentimentos de exclusão e discriminação. Homofobia gera homofobia, e isso não tem graça nenhuma.

terça-feira, maio 26, 2009

Do mal, o menos: a decisão do Tribunal Californiano chegou

Era previsível que anular a miserável e asquerosa "Prop 8" (52% do Californianos votantes) era complicado pois apenas em raras situações se conseguiu anular uma proposition votada com a maioria dos votos na California. No entanto, tentou-se apelar ao tribunal em Março deste ano (http://oparakedista.blogspot.com/2009/03/dia-0-de-90.html) e a resposta chegou hoje, só que não agrada absolutamente nada: o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é legalmente permitido no estado da California. O resultado da votação foi de 1 a favor e 6 contra, segundo referiu o Chief Justice Ronald M. George.

Grande preocupação e incerteza estava também no reconhecimento legal dos casamentos realizados: mais de 18 000 casamentos, entre Maio e Novembro de 2008. Sabe-se agora que permanecem legalmente reconhecidos. Do mal, o menos.

Imagino que o assunto não fique por aqui e mais se saberá nos próximos tempos. Abraço.

quinta-feira, maio 21, 2009

Um Plágio Digno de Nobel?

O afiado Blog de Esquerda não deixou passar em claro o alegado plágio de Saramago. Tirem as vossas conclusões:

Dia 29 de Abril, o DN publicou uma prosa atribuída a José Saramago, com o título "Gripe Suína". A continuação chegou no dia seguinte. A estranheza começa quando nos recordamos de um texto sobre o mesmo tema, de Mike Davis, saído no Guardian e publicado em Português no esquerda.net.

É que as coincidências são infindas:

«Em 1966, por exemplo, havia nos Estados Unidos 53 milhões de suínos distribuídos por um milhão de granjas. Actualmente, 65 milhões de porcos concentram-se em 65 000 instalações. Isso significou passar das antigas pocilgas aos ciclópicos infernos fecais de hoje, nos quais, entre o esterco e sob um calor sufocante, prontos para intercambiar agente patogénicos à velocidade do raio, se amontoam dezenas de milhões de animais com mais do que debilitados sistemas imunitários.» (Saramago)

«Em 1965, por exemplo, havia 53 milhões de porcos em mais de 1 milhão de fazendas; hoje, 65 milhões de porcos estão concentrados em 65 mil instalações. Foi a transição dos antiquados redis de porcos para vastos infernos de excrementos, contendo dezenas de milhares de animais com sistemas imunitários enfraquecidos, sufocando de calor e estrume enquanto trocavam patogéneos a uma rapidez cega com os colegas do lado.» (Davis)


«Qualquer melhoria na ecologia deste novo agente patogénico teria que enfrentar-se ao monstruoso poder dos grandes conglomerados empresariais avícolas e ganadeiros, como Smithfield Farms (suíno e vacum) e Tyson (frangos). A comissão falou de uma obstrução sistemática das suas investigações por parte das grandes empresas, incluídas umas nada recatadas ameaças de suprimir o financiamento dos investigadores que cooperaram com a comissão.» (Saramago)

«Qualquer melhoria desta nova ecologia patogénica teria de se confrontar com o monstruoso poder dos conglomerados de gado como as Smithfield Farms (porco e vaca) e a Tyson (frangos). A comissão relatou a existência de obstrução sistemática da sua investigação por parte das empresas, incluindo ameaças grosseiras de reter financiamentos a investigadores.» (Davis)


Ora, como me parece impensável falar aqui de plágio, alguma explicação deve existir. O DN terá publicado posteriormente alguma nota a esclarecer a confiusão? Quem me ilumina?


A iluminação veio em comunicado de Pilar, alegando erro informático, justificando a ausência de referências ou sequer aspas a denotar citação.

Cinemateca perdeu a Alma: João Bénard da Costa (1935-2009)

Faleceu hoje João Bénard da Costa, aos 74, aquele cuja criatividade e paixão resultaram em profundas mudanças que fizeram da Cinemateca aquilo que é actualmente. Várias vezes foi, nacional e internacionalmente, condecorado. Foi ainda actor para mais de uma dezena de filmes de Manoel de Oliveira, sob o pseudónimo de Duarte de Almeida.
As sessões programadas até 25 de Maio foram canceladas, sendo exibido amanha, às 21:30, o filme Johnny Guitar (1954), de Nicholas Ray (imagem à esquerda: Sterling Hayden e Joan Crawford), sendo este um dos «filmes da sua via» (viu-o cerca de 60 vezes na sua vida).
No comunicado da Cinemateca Portuguesa pode ler-se:

A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema comunica com profundo pesar o falecimento do seu Director, Dr. João Bénard da Costa, e apresenta as condolências à sua família.
Membro da direcção desde 1980 e Director desde 1991, João Bénard da Costa confunde-se com a história da Cinemateca e do cinema em Portugal. Intelectual empenhado e activo em revistas e movimentos, historiador, escritor, programador, cinéfilos e não-cinéfilos associavam o seu nome ao cinema, a uma paixão contagiante transmitida em artigos de jornal, folhas de sala, apresentações, conferências e ensaios.
Os filmes da sua vida e o seu filme da vida não se distinguiam, e traziam sempre ecos afectivos, memórias culturais, reflexos dos debates que também viveu. João Bénard da Costa viu muitos filmes, todos os filmes, uma vida inteira de filmes, mas também via sempre filmes que mais ninguém via, porque neles descrevia o que lá estava e não estava, isto é, aquilo que não era aparente e óbvio antes de o lermos nos seus textos.
Foi de uma geração de cinéfilos cineclubistas, e das sessões para estudantes até à Cinemateca, passando pela Fundação Gulbenkian, sempre deu a ver os filmes que amava e os outros também, porque a História do Cinema é inclusiva e não exclusiva. Aprendeu com Henri Langlois, o mítico director da Cinemateca Francesa que conformou aquilo que ainda hoje, em grande medida, entendemos por uma Cinemateca. Ao longo de quase três décadas como Subdirector e depois Director da Cinemateca Portuguesa, nunca abandonou esse credo fundamental de dar a ver e de ensinar como se vê. De descobrir e dar a descobrir.
Terceiro Director da Cinemateca depois de Félix Ribeiro e Luís de Pina, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e os seus funcionários orgulham-se do seu legado e zelarão pela sua memória.
A Cinemateca suspende hoje as suas sessões, retomando a programação normal na segunda-feira.
Amanhã, sexta-feira às 21h30, haverá uma projecção do filme Johnny Guitar.
O corpo de João Bénard da Costa estará na Igreja de S. Sebastião da Pedreira a partir das 18h00 de hoje. Haverá missa de Corpo Presente às 21h00.
Amanhã, 22 de Maio às 14h00 missa e saída para os Olivais.

terça-feira, maio 19, 2009

Do irresponsável alegado "tratamento" da homossexualidade

Ja devem ter ouvido ou lido por aí as opiniões de dois psiquiatras com (teórica) responsabilidade científica e social, enquanto representantes dos demais, a propósito do alegado "tratamento" da homossexualidade. Deixo-vos um texto conciso e directo sobre esta problemática, publicado hoje no Público por Ana Matos Pires:

"Tratamento" da homossexualidade: cronologia dos acontecimentos e mais uns pozinhos


Em Março passado Annie Bartlett, Glenn Smith e Michael King, investigadores do departamento de saúde mental de duas universidades londrinas, publicaram o artigo de
"The response of mental health professionals to clients seeking help to change or raedirect same-sex sexual orientation". De acordo com os autores "we know very little about mental health practitioners' views on treatments to change sexual orientation. Our aim was to survey a representative sample of professional members of the main United Kingdom psychotherapy and psychiatric organisations about their views and practices concerning such treatments." (sublinhados meus).
No Público de 2 de Maio Andreia Sanches assina um trabalho jornalístico intitulado "Tratamentos para alterar orientação sexual não são coisa do passado", assumidamente feito na sequência da publicação do referido artigo, e coloca o mesmo tipo de questão a diferentes psiquiatras e psicólogos nacionais. Recordo que o que estava em causa era saber-se se os técnicos "caso fossem procurados por um cliente que pretendesse "mudar" ou "redireccionar" a sua "orientação homossexual" tentariam fazê-lo". No grupo de inquiridos estavam o Presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos (OM), João Marques Teixeira, e o presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Adriano Vaz Serra, apresentados pela jornalista nessas qualidades.

Dois apontamentos a este propósito. Enquanto psiquiatra fiquei desagradada, digamos assim, com a falta de cuidado técnico posto nas respostas, que entretanto não seriam rectificadas nem corrigidas publicamente por nenhuns dos intervenientes. Impressionou-me, em particular, a confusão entre "orientação sexual" e "identidade de género" e a divisão desactualizada e cientificamente errada entre homossexualidade "primária" e "secundária" presentes nas resposta de Marques Teixeira. Causou-me, também, alguma estranheza que Adriano Vaz Serra tenha apelado ao autor australiano N. McConaghy para sustentar cientificamente o uso de técnicas cognitivo-comportamentais em tais "tratamentos", recordando-me de imediato do seu artigo "Classical, avoidance and backward conditioning treatments of homosexuality" de... 1973. Passaram-se imensas coisas entretanto, incluindo ter-se abandonado, com base em justificações médico-científicas, a integração da homossexualidade nos instrumentos classificativos internacionais das doenças psiquiátricas. E não foi só a Associação Americana de Psiquiatria a rever tal posição nosográfica, é uma realidade mundial, também contemplada pela International Classification of Diseases da Organização Mundial de Saúde, na versão para as doenças psiquiátricas.


Continua aqui: http://jugular.blogs.sapo.pt/885685.html (texto datado de 15 de Maio)

segunda-feira, maio 18, 2009

15 minutes of fame = 3000% up in popularity

Pois, parece ficção científica, e é! O actor aussie Chris Hemsworth que participa no fantástico filme Star Trek (2009), de J.J. Abrams, que recomendo, contou com menos de 20 minutos de participação, o que não impediu que a sua popularidade no STARmeter do IMDb.com subisse mais de 3.000%, enquanto Chris Pine atingiu 900% e Zachary Quinto os 400%, por exemplo.



domingo, maio 17, 2009

Boost de Cultura Semanal - Câmara Clara

Concordo com quem diz que não é para toda a gente. Mas, na generalidade, os convidados são interessantes, têm boas sugestões e é sempre bom saber o que se faz e o que acontece no mundo da arte, música, literatura, cinema, etc, etc...

CÂMARA CLARA - RTP2 - 22:30 (Domingos), com apresentação de Paula Moura Pinheiro.




Congrats Man United!

It's party time in Manchester ;)

Norway's Golden Boy: Alexander Rybak

E a vitória na Eurovisão foi da Noruega, muito em parte graças ao talentoso violinista Alexander Rybak (que fez 23 anos a 13 de Maio), com a sua canção Fairytale. Já nas ruas da amargura ficou Portugal, em 15º lugar (em 25), com uma música bem superior à do ano passado (em que ficámos em 13º).

sábado, maio 16, 2009

Hoje na TV

15:00 MovHD (canal 59) - Billy Elliot, de Stephen Daldry (2000), que também é o director do musical homónimo ao filme que, recentemente, foi nomeado para 15 Tony Awards (o filme foi nomeado para 3 Oscar);

17:40 TVI (canal 4) - The Bourne Ultimatum, de Paul Greengrass (2007), um bom filme de acção, da trilogia Bourne, vencedor de 3 Oscar.

20:00 RTP1 (canal 1) - Final do 54º Festival Eurovisão da Canção 2009, Portugal apurou-se na 1ª semi-final com "Flor-de-Lis", conseguiremos melhor do que o 6º lugar?

Uma estátua tem 50 anos e ...

... as autoridades lisboetas avisam: fujam da baixa, da ponte 25 de Abril e de Almada, são esperados muitos milhares e muita confusão

quinta-feira, maio 07, 2009

The Maine Goal

"On May 6, 2009, Maine became the fifth state to legalize same-sex marriage"


















Gay marriage bill sponsor gets ovation in Maine: http://www.boston.com/news/local/vermont/articles/2009/04/22/gay_marriage_bill_sponsor_gets_ovation_in_maine/
Gay Marriage Advances in Maine: http://www.nytimes.com/2009/05/06/us/06marriage.html?bl&ex=1241841600&en=5e4f9b84d2635e0c&ei=5087%0A

Maine Governor Signs Same-Sex Marriage Bill: http://www.nytimes.com/2009/05/07/us/07marriage.html?_r=1

sexta-feira, maio 01, 2009

The Awful Truth in the EU

Disponível a partir de Março de 2009, a segunda parte (The Social Situation) do estudo Homophobia and Discrimination on Grounds of Sexual Orientation and Gender Identity in the EU Member States, pela Agência Europeia dos Direitos Fundamentais, criada em Março de 2007. As conclusões são claras e assustadoras...










































Um subcapítulo é dedicado ao papel das entidades/grupos religiosos na origem e perpetuação das muitas facetas da homofobia, as conclusões, de seguida: